quarta-feira, 19 de março de 2014

Acompanhamentos Aromáticos

Esse é um tema um pouco extenso mas cheio de dicas interessantes. Faz parte da base da cozinha e essencial para quem gosta de cozinhar!

Existem muitas misturas de ingredientes que dão sabor e aroma às receitas. O mais importante é saber utilizar esses ingredientes de forma com que façam seu papel sem ‘pesar’ o prato.

Os ingredientes aromáticos podem ser colocados no início do preparo da receita e retirados no final quando seu sabor já tiver sido liberado ou serem acrescidos no fim do processo.

Cada receita combina melhor com determinado tipo de acompanhamento aromático e é aí que entra a habilidade do cozinheiro e porque muitas vezes ele é reconhecido positivamente!  

Sal: Refinado ou grosso é um potencializador de sabor! Evidencia o gosto dos alimentos sendo fundamental em quase todas as receitas. O sal é obtido da evaporação da água do mar ou das minas subterrâneas  que resultam de mares e lagos antigos que secaram. Alguns tipos de sal são muito requisitados nas cozinhas famosas. São eles: Flor de Sal, Flor de Sal de Guérande, Sal de Chipre, Sal de Ibiza, Sal de Flocos do rio Murray, Sal defumado, Sal havaiano, Sal negro, Sal rosa do Himalaia e Sal de Maldon.

Flor de Sal

Pimenta do reino: É uma das especiarias mais usadas. A pimenta do reino preta é o grão da pimenta seco com casca. A branca é a pimenta do reino preta sem casca e seca. A verde é o grão em conserva. A pimenta rosa não é uma pimenta, é fruto da aroeira, uma árvore tropical.



Mirepoix: Mistura de vegetais que dão sabor à inúmeras preparações. Esses vegetais devem ser descartados antes de servir. É formado por 25% de cebola + 25% de alho poró + 25% de salsão + 25% de cenoura.

Matignon: É o Mirepoix com bacon ou presunto.

Bouquet Garni: É um amarradinho de talos de salsão, salsa, tomilho e louro enrolados em uma folha de alho poró.



Cebola Brûlée: São cebolas cortadas ao meio e queimadas na frigideira ou chapa.



Cebola Piquéé: Cebola com uma folha de louro e com 3 cravos espetados.



Duxelles: Mistura de cogumelos salteados, échalote, alho poró e vinho.

Sachet d’épices: Saquinho com especiarias e ervas, como pimenta do reino, tomilho, talos de salsa e louro.



Ainda teremos em outras postagens informações e dicas sobre ervas e especiarias, que fazem parte dos ingredientes aromáticos. Até lá, que tal tentar usar alguns desses ingredientes em molhos, sopas e caldos? Com certeza o resultado será incrível! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário